Fiquem atentas... A maquiagem tem prazo de validade e pode ser contaminada por fungos e bactérias.
O contato com o ambiente e o manuseio constante da maquiagem aumenta a probabilidade de contaminação. O prazo de validade é encontrado na embalagem, mas as condições de armazenamento podem interferir na vida útil do produto. Geralmente ocorre alteração na cor, cheiro, consistência.
As alterações dos componentes da maquiagem pode irritar a pele e causar alergias, como ardor, pele rosada e coceira na face.
Para não ter problemas indesejáveis, a dica é guardar a maquiagem em local seco, fresco e escuro.
Portanto a qualquer alteração é hora de jogá-la fora.
De olho nos prazos...
Duração: um ano e meio, se o lápis estiver quebrando facilmente é hora de jogá-lo fora.
Duração: Seis a oito meses.
Produtos líquidos possuem um prazo de validade menor que os compactos. Por ter água em sua composição, eles são mais suscetíveis a contaminação por bactérias e fungos. O corretivo também merece cuidado especial, por ser usado para esconder espinhas, o produto é constantemente contaminado.
Duração: Dois anos.
Batons que ficam mais tempo na boca tem validade curta, pois tem ingredientes que evaporam mais rápido.
Duração: As de consistência cremosa tem validade de seis meses. Já as sombras em pó duram cerca de dois anos, mantendo a embalagem longe de sol e umidade.
Duração:Três a seis meses
A embalagem escura e a consistência líquida do rímel são ideais para as bactérias. Para aumentar a durabilidade do produto, evite bombear várias vezes o pincel dentro da embalagem. Isso permite a entrada de ar e aumenta a vida dos micro-organismos no cosmético.
Duração: Dois anos
Não guarde o produto nos banheiros, pois a fórmula do esmalte é sensível à umidade.
Bom meninas com estas dicas é bom dar uma conferida nas makes de vocês afinal as maquiagens tem a função de nos deixar mais belas, mas para isso a validade tem que estar em dia.
Créditos: Materia jornal Metro Curitiba Terça-Feira 10/05/2011.
Até a próxima...
Nenhum comentário:
Postar um comentário